Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Tesouro Escondido Parte1_O que você daria pelo maior Tesouro do Universo?

O que é mais importante para você? O que você faria ou daria em troca, para adquirir o MAIOR TESOURO do universo?”
                                 
Você pode ter esta palestra em seu Pc para ler e ouvir quando  desejar. Grave, presenteie seus amigos e parentes. Ajude-mos a evangelizar.

Qualidade CD - mp3 - download - 35 Mb
Qualidade RM -           download - 11 Mb
Formato PDF -            download. -  425 kb
*****************************************************************************
                                     21 de Agosto de 2010
                                     Cardoso Moreira-RJ

O Tesouro Escondido
Parte 1

21/08/2010
Cardoso Moreira – RJ

01-   Nesta pequena reunião que estamos tendo neste instante, nós temos aqui irmãos do Rio de janeiro, temos irmãos do estado de São Paulo temos irmãos do estado de Minas, temos irmãos do estado do Pará. Então são alguns representantes destes estados nesta pequena comunidade agora.

02-   Alem de todas as coisas que poderíamos dizer também nos diz uma coisa, que em todos estes lugares tem uma ou duas pessoas espalhadas, e este instante é prova disto, que por mais que você se sinta sozinho ou sozinha aqui, você não esta só, tem irmãos também participando da mesma solidão em outros lugares. Em lugares distantes duas ou três pessoas que às vezes não podem estar juntas, não podem se reunir pela distancia, então eles apreendem em suas próprias casas, então voltou como no início outra vez.

03-   Estas aflições se cumprem em todas as partes, e não é apenas em nosso país, mais é em todo globo terrestre aonde a Palavra de Deus tem ido, aonde esta seleção tem chegado, quando de varias escolas publicas e privadas, ou seja, o que for, tem sido feita uma seleção dado uma “bolsa de estudo” eu diria, porque uma bolsa de estudo[1] parece que é uma facilidade até para o aluno mais aplicado, é mais ou menos isso, alguém que ganhou uma bolsa de estudo por alguma razão ele ganhou, então ele pode se sair dali, ele se destacou daquele lugar, e é chamado para um aprendizado mais elevado. Os outros continuam estudando? Continuam mais alguém ganhou uma bolsa de estudo para cursar um curso superior; uma coisa maior.

04-   E é assim que me sinto, é assim que nós nos sentimos, por que não merecíamos, não éramos melhores do que os outros não fizemos nada por merecer. No entanto o próprio Deus disse: olha aqui está tudo prontinho para vocês, os outros terão dificuldades de dar as respostas para estas provas mesmo o livrinho estando aberto com tudo já respondido, no entanto EU escolhi você para que você estude esta matéria, esse tema.

05-   Então em cada lugar tem se destacado um aqui, dois ali, três ali, e nada melhor do que este momento para testificar disso. Aqui nós temos praticamente quatro ou cinco estados juntos num pequeno grupo de pessoas. E ao redor do mundo está assim, em cada região nós temos um, dois ou três, não sabemos o que Deus fará no futuro; mas eu sei que no momento Ele esta trabalhando nesta simplicidade de uma forma tão simples que as pessoas não perceberão que isto é Deus trabalhando com as pessoas. No entanto é assim que esta sendo. É assim que começou e é assim que termina.

06-  Então comigo veio o irmão Válber e sua esposa e seu filhinho, está à irmã Polyanne, também vocês já a conhecem. O irmão Válber esta ali lutando, junto com mais uns cinco irmãos, ali no Estado do Para, ele sua esposa, o irmão Emerson, o irmão José Luis, o irmão Natanael e alguns outros que estão estudando, que ficam a distância comendo pelas beiradas com aquele certo cuidado. Mas peço que vocês orem por estes irmãos para que a cada dia eles possam crescer na graça do Senhor.

07-  Eu sempre tenho dito que em cada lugar Deus só precisa de um homem bem instruído, uma pessoa bem instruída. Quando eu falo em cada lugar Deus só precisa de uma pessoa que receba a verdadeira instrução e através daquela pessoa Deus alcança todos os filhos que estiverem naquela região. Nunca sabemos como será como vai acontecer, mas temos que está com a mente aberta e o coração pronto para receber aquilo que Deus tem para nós. Amém. Então que Deus abençoe estas pessoas, e o irmão Adão que cantou para nós aqui, o irmão Adão esta trabalhando com os irmãos ali de Contagem e Betin, Minas Gerais e também o irmão Douglas.

08-  Desde a primeira vez que eu vi o irmão Douglas eu percebi que Deus tinha algo para fazer na vida deste moço magro e alto, não é irmão Douglas?  E ele tem se destacado ali com um trabalho evangelístico e evangelizando, e eu já posso ficar despreocupado neste sentido quando eu não posso ir eu sei que eles estão tendo seus cultos. Lutei por mais de dois anos com aqueles irmãos, dizendo pra eles; “não fiquem quietos, não fiquem parados, não fiquem em casa, reunan-se na casa de algum irmão em algum lugar, cultuem cantem os hinos façam tudo que é feito em uma pequena congregação. Não importa se são duas ou três pessoas, não importa; mas tenham um tempo para estarem juntos, para lerem a Bíblia juntos, estudarem a mensagem juntos, destacarem alguns pontos sobre salientes e discutirem entre si isto juntos”.

09-  Eu sempre falei isto para estes irmãos, porem no tempo certo as coisas acontece não é? Temos que esperar o tempo de Deus, mesmo assim não podemos deixar de orientá-los. Temos que esperar os filhos crescerem e se tornarem responsáveis, mais ate lá temos que estar dizendo constantemente para eles o que é melhor para eles, o que é certo e errado como se comportarem e assim sucessivamente. Então hoje em dia eu já fico despreocupado com isto naquela região, que quando não posso ir, toda semana o irmão Douglas esta ali pregando para aqueles irmãos.

10-  Peço a vocês que orem por ele para que Deus o ajude nesta caminhada, eu sei o que é este inicio, fiz trabalho evangelístico por muito tempo, e ainda continuo fazendo. Sei o que é este inicio não é? E Deus o tem abençoado, deu a ele este privilegio dele começar a evangelizar já pregando algo tão sobre saliente que é a Doutrina de Cristo, não é? Então ele poderá fazer da melhor forma possível, com todo o cuidado possível. A ponto de depois não ter que voltar a trás de nada que ele falar, é só ele aplicar o que Deus tem lhe dado através do aprendizado que tem recebido.   

11-  Foi o que eu não tive, o que eu ensinei por 22 anos depois eu tive que voltar atrás com muitas (coisas) e começar a concertar algumas coisas que eu não entendia e falei por  curiosidade ou por que eu ouvi alguém falar. Uma coisa é você falar por que ouvio alguém dizer. Outra coisa é quando Deus revela aquilo no teu coração não é? E a revelação quando vem é algo tão fora do comum, tão diferente do usual, que todos diziam que Jesus poderia ser um profeta, João Batista, Elias, um profeta que tinha voltado à cena, um grande homem. No entanto a revelação que veio a Pedro dizia exatamente aquilo que era: “Tu és o Cristo o Filho do Deus Vivo”.[2]  

12-  Então quando Deus revela algo ao teu coração, aquela revelação Ele não deu apenas para você. Aquilo foi para mostrar, para que esta luz vá a diante, não é? Você não vai guardar aquilo debaixo da cama ou no velador. [Mas no velador. Ed.] [3]Aquilo tem que ficar no lugar alto para que aquela luz possa ir a todas as pessoas e todos vejam que ali tem luz, e todos que querem fugir das trevas vão ate ali. É por isso que tem aquela pessoa que você gosta de estar junto, você se sente bem de conversar de ouvir o que ela tem para falar; por que você percebe que naquela pessoa tem algo a mais que você precisa. E você faz questão de estar junto, de estar aprendendo, de estar perguntando, de estar questionando... e assim sucessivamente.

13-  Bem, com isto eu quero convidar vocês para ficar de pé, agradecendo também as pessoas que estão lá atrás, que vieram por algum convite, que são parentes e amigos. É um prazer rever ou ver pela primeira vez cada um de vocês. Tenham paciência comigo, nossos cultos são simples apenas lemos as Escrituras e fazemos alguns comentários e esperamos que Deus use estes comentários para nos ajudar a crescer em Cristo Jesus. Amém.  

14-  São Mateus capitulo 13 e versículo 44. Vamos ler a Palavra de Deus. Está escrito assim na Bíblia Sagrada: “Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu. E pelo gozo dele vai vende tudo quanto tem e compra aquele campo.” (Amém).

15-  Sentai-vos, podeis sentar. E enquanto vocês estão sentados depois de lermos estas escrituras, eu pediria a vocês para inclinarem suas cabeças neste instante, com nossos ouvidos atentos enquanto você pensa sobre isto que foi lido e oremos, inclinemos nossas mentes diante de Deus com o nosso coração contrito.

16-  Amado e bondoso Pai, nós nos aproximamos de ti neste instante com reverência e temor piedoso, sabendo que Tu és o Deus Soberano o Criador dos Céus e da Terra Senhor. Tu neste tempo do fim tem vindo com uma aclamação. Tu tens decido nesta hora com uma grande voz, com uma chama viva, com uma voz que é a mensagem, chamando Seus filhos para se despertarem para o dia e hora que estamos vivendo. Nós reverentemente Pai, nos aproximamos perante o trono de misericórdia nesta hora, reconhecendo e crendo que ainda a sangue no propiciatório em favor dos nossos pecados. Porque há ainda misericórdia para seus filhos e isto acontecera ate que Ele venha do trono de Deus para nos encontrar nos ares Senhor. E é isto que nos chamamos de A Segunda Vinda. Sabemos Pai que o Senhor Jesus não pode vir ate que este último filho entre e seja treinado como filho. E enquanto isto não acontece, cada um de nós podemos nos aproximar com ousadia do teu Trono de Misericórdia, sabendo que tem perdão para os nossos pecados ainda. Entendemos Pai amoroso por Tua Palavra, que Tu tens vindo nesta hora a nós na forma de Espírito Santo trazendo de Ti mesmo a Sabedoria e a Revelação e o Conhecimento de Ti Mesmo Senhor.[4] Te pedimos nesta hora que tu concedas a cada um de nós uma porção da Tua grande misericórdia, da Tua grande sabedoria, para que possamos conhecer Tua Palavra,  e sabermos como aplicar isto nesta hora a qual estamos vivendo Senhor. Assim nós pedimos isto, naquele Bendito nome que Tu deste a Teu Filho Unigênito o Senhor Jesus Cristo, para a Tua gloria. Amem.

17-  Nesta escritura que acabamos de ler no Livro de São Mateus, nós estamos para ver em alguns minutos, para falar um pouquinho sobre esta parábola que o Senhor Jesus contou. E esta parábola tem sido lida por centenas, eu diria por bilhões de pessoas durante estes dois mil anos de historia do cristianismo; sobre estes últimos dois mil anos muita gente tem lido sobre estas palavras de Jesus. E, no entanto eles não tem sabido, não tem entendido a luz das escrituras o que isto significa. E principalmente aqueles que lêem esta escritura neste tempo no qual vivemos.

18-  Nós podemos ler isto neste culto, com a convicção de que nós estamos vendo este trecho da Palavra de Deus através de um filtro correto, de um filtro perfeito, um filtro completo. Porque o filtro inteiro tem chegado a ser aberto para nós. E este filtro é a Palavra de Deus, onde todo espírito tem de ser provado pela Palavra,[5] e não a Palavra provada pelo espírito.

19-  E assim nós podemos ver todas as coisas que Jesus falou que Jesus explicou em seus dias, com uma compreensão perfeita. Porque vemos que todas as coisas que Jesus disse, que foi ensinada pelos Apóstolos, nós temos um conhecimento completo sobre a revelação da Palavra de Deus e entender aquelas palavras, o que elas significam. Sem necessitar de qualquer interpretação ou que alguém interprete para nónterprete para nqualquer interpretaçlas palavras, o que elas significam s dias, com uma compreençs. Porque neste tempo do fim nos veio o conhecimento do que Deus cumpriu durante todos estes dois mil anos de historia, e o que Deus esta cumprindo nesta hora que estamos vivendo. E sendo que, Deus é quem interpreta sua própria palavra, e Ele interpreta a sua palavra tazendo-a ao cumprimento.

20-  Então quando Deus mostra para você o que Ele esta fazendo, que é cumprindo a Sua Palavra, então você sabe o que aquela palavra significa porque você esta vendo o cumprimento dela.

21-  Ora, o Livro inteiro fica aberto para as pessoas. E foi por isto que São Lucas, aquele medico e historiador que escreveu dois livros nas escrituras, não é? Ele falou estas palavras quando ele escreveu o evangelho de Lucas. Ele disse: (´´Pareceu-me também a mim conveniente descrever a ti, ó excelentíssimo Teófilo, colocando as coisas em ordem, avendo-me já me informado minuciosamente de tudo desde o princípio´´).[6]

22-  O que aconteceu com Lucas? Ele ouviu a cada um dos Apóstolos que ele teve contato, pessoas que conviveram com Jesus e também com os Apóstolos. E ele disse: ´´Estas coisas já foram faladas muitas vezes, e depois de eu olhar isto de uma forma minuciosa, comparando cada relato eu achei por bem fazer o meu próprio relato sobre estas coisas, porque eu tenho conhecimento de causa. Eu convivi eu conversei com estas pessoas, eu procurei saber, me pareceu a mim também fazer isto de forma conveniente; descrever´´.

23-  Então nós nos aproximamos nesta hora, este pequeno grupo de pessoas aqui. Para vermos esta parábola que Jesus contou, a respeito deste tesouro. Sabendo que Deus mesmo tem falado através de um profeta vindicado, o Reverendo William Branham. Deus vindicou um profeta para este tempo final, e isto nos tem dado convicção do que estamos aprendendo, do que estamos ensinando, do que estamos ouvindo.

24-  Porque ele disse no sermão Shalom: “Todo o Novo Testamento fala desta hora”.  Se todo o Novo Testamento fala desta hora, então nós não podemos ler as palavras de Jesus como faz o padre. Que lê a escritura, lê trechos da escritura na missa, e diz: “Naquele tempo disse Jesus aos Apóstolos...” E isto sempre fica para aquele tempo. Coisa passada, absoleta, de dois mil anos atrás. Como se fosse apenas para pegarmos exemplos para os nossos dias. Não senhores! O que Jesus estava falando era para este tempo, no tempo que nós estamos vivendo. Então estamos olhando isto com o foco de hoje. Vê? E estamos focalizando as palavras de Jesus com o foco das coisas de hoje, com os acontecimentos dos nossos dias. Portanto, sabendo que esta é uma declaração verdadeira, de que  “Todo o Novo Testamento fala desta hora”, Porque isto vem de um homem que foi vindicado pela própria Presença de Deus.

25-  Então nós devemos vir nos aproximar disto de forma confiante, com confiança diante do trono da Graça, com nossos corações convictos. Nossos corações eu digo, são nossos pensamentos. Conhecedores e sabedores de que nós poderemos receber da parte de Deus o conhecimento verdadeiro do que são estas palavras de Jesus, do que esta parábola significa. Porque ela foi falada pela boca do próprio Filho de Deus. O qual disse que não falaria nada, a menos que o Pai lhe dissesse se para falar.[7]

26-  Então aquilo que ele disse nesta parábola tem significado mui tremendo. E que se nós nos aproximarmos nesta hora, com convicção, com certeza absoluta, que receberemos Dele aquilo que viemos buscar, nós poderemos entender de uma forma completa o que Ele disse naquele tempo representando para você, o que significava para você neste tempo que você esta vivendo. Porque não adiantaria nada Jesus falar algo para seu tempo, e você nascer dois mil anos atrás, e dizer: Eu precisaria de uma palavra nova, porque eu estou vivendo outra realidade. As coisas que está acontecendo é outra realidade de hoje.

27-  Então Deus nos enviou um profeta neste tempo para nos dizer que tudo aquilo no Novo Testamento, corresponde a este tempo que estamos vivendo. Então agora nós temos de ir até Deus, até o Mestre, ou o ensinador O Espírito Santo para que Ele nos diga o que significa isto para o tempo que eu vivo. Porque não adianta nada eu saber daquele tempo porque a minha realidade é o século vinte e um. É esta entrada do século vinte e um, com seus problemas, com as suas dificuldades, com os desafios que eu tenho que enfrentar nesta hora.

28-  Agora, esta parábola que estamos estudando em Mateus capitulo 13, Jesus disse... Ele falou sobre o reino dos céus. Então nós não estamos falando de coisas terrenas, estamos falando de coisas espirituais. E você vai perceber algo; que este entendimento não é para qualquer pessoa. Uma vez que o próprio Nicodemos que era um doutor da lei, ele foi procurar Jesus Cristo a respeito de como entrar no reino dos céus, como ser um cidadão do reino dos céus. E Jesus disse para ele que era necessário ele nascer de novo[8], ou não entenderia as coisas do reino.   

29-  E Jesus começou falar para ele sobre coisas naturais. E disse: Se você não entende as coisas naturais, como você vai entender as coisas espirituais. Então foi dito é necessário nascer de novo para poder ver o reino dos céus. Isto “ver” significa entender. Para que você entenda as coisas do reino de Deus, você precisa nascer de novo.

30-  E agora se é sobre o reino de Deus, as parábolas que Jesus contou, todas elas diziam a respeito ao reino de Deus. E Ele diz o reino dos céus é semelhante ao que? A um homem. Eu pensei muito nesta tarde, caminhando com alguns irmãos, e com o irmão Elias pelo campo. Não é? Deitando na grama, brincando com os bichinhos, aquela coisa toda, bebendo água da nascente. E eu recordei muito disso, desta passagem.

31-  O reino dos céus é semelhante a um homem, que estava caminhando num certo local, num certo campo. E encontrou ali um tesouro. Imagine você. O que você faria? E o que eu acho interessante nesta parábola de Jesus, é que o homem não estava caminhando no seu terreno, ele não estava caminhando no seu campo. Ele não estava buscando aquele tesouro. Jesus disse: “Não é o homem que busca. Você não buscou a mim”.[9]

32-  O homem não busca a Deus. É Deus que busca o homem. Então quando o homem se encontra buscado por Deus, ele encontra algo, ele se encontra algo que ele não estava atrás, ele não estava querendo. Talvez você diga: Mas eu clamava tanto por Deus, eu pedia para Deus me ajudar, que Ele me desse uma luz, que Ele me esclarecesse em alguma coisa. E isso não era você buscando a Deus. Era Deus já tocando no teu coração. Era Deus já te buscando. Paulo disse: É Deus que causa em você, que provoca em você tanto o querer[10] como o realizar. Aquele desejo que você tem de servir a Deus, de ser uma pessoa melhor, de procurar agradá-lo, não é simplesmente desejo seu. É Deus que esta colocando este desejo, vê? A alma esta ali dentro sedenta.[11] E tem uma fonte que responde esta sede da alma.

33-  Agora quando você dá lugar aquilo e deixa que aquele desejo encontre a fonte da água da vida para se saciar, então a uma correspondência entre a alma que clama e Deus que esta respondendo aquele clamor. O Deus que provocou aquela sede naquela alma esta ali para responder o clamor. Mas quando você abafa aquele grito da alma, e não procura saciar aquele desejo que a alma sente por Deus, é como se você cortasse a linha da vida, quando você corta um fio de eletricidade e ainda quer que a energia chegue ate a lâmpada! Não tem jeito! Você provocou um curto. E nunca vai brilhar aquela luz.

34-  E o resultado; a alma ficara clamando, clamando, clamando, porem não encontra a correspondência deste clamor. E no dia do julgamento é que isto vai vir à tona. Quando você vai perceber o quanto que você foi irresponsável, quando não saciou aquela alma com a água da vida, que provem do Trono de Deus.[12] E só naquele momento você vai perceber que durante tanto tempo você abafou o grito interno da sua alma Com todas as outras coisas. Com brincadeiras, com idéias, com piadas, com programas disto e daquilo, e nunca procurou alimentar aquele desejo por Deus. Vê? Isto quer disser que você simplesmente deu de cara com aquele tesouro, você encontrou aquele tesouro e simplesmente não deu nenhuma importância para aquilo, porque tinha muitas outras coisas agradáveis, que estava lhe chamando atenção, brilhando sobre os teus olhos!

35-  E isto é chamado de o ouro dos tolos. Não é? O ouro dos tolos.[13] Você pensa que é ouro você pensa que é bom. Aquilo brilha aquilo é bonito, aquilo é reluzente. No entanto quando leva para o ourive ele diz: Isto aqui não vale nada isto aqui é falso, isto é falso! O tesouro mesmo, o ouro mesmo ele não tem este brilho todo. Ele precisa ser polido, tirar as escoria ser batido, levado para a fornalha e aquela coisa toda. É assim. Por isso que muita gente tropeça no tesouro e não sabe que é a coisa mais importante que ele poderia encontra nesta terra. Estamos falando assim de uma forma bem simples para que até as crianças possam entender, mas se tivermos tempo hoje, talvez no culto de amanha, talvez vocês se surpreendam um pouquinho com estes comentários a respeito deste tesouro.

36-    Bem, esta parábola que estamos estudando neste culto, você percebe que no inicio não diz... O homem que encontra aquele tesouro não diz nada a ninguém.

37-  Quem ainda está com a Bíblia aberta nesta escritura? Quem está? Quem está? O irmão Adão está ainda na mesma escritura? Quem mais? Quem está com a Bíblia aberta no mesmo local que nós lemos? Em Mateus 13? O irmão Douglas está? Então leia ai, por favor, em voz alta para eu ouvir. [O irmão Douglas lê São Mateus capitulo 13 e versículo 44. - ed].

38-  Ok. Esta parábola que estamos estudando, nós encontramos a um homem que tem tropeçado em um tesouro. Ele não estava procurando por aquilo, mas encontrou de alguma forma. Este tesouro não estava escancarado para qualquer pessoa, caso contrário qualquer um teria encontrado. Qual quer outra pessoa poderia ter passado por ali. Como nesta hora você poderia estar em qual quer outro lugar menos aqui. São coisas que acontecem. E que nós chamamos de coincidência. No entanto, hoje sei que não existe coincidência.[14] Em tudo existem propósitos.[15] Linhas traçadas pelo destino; queira você pensar, no que você quiser pensar.

39-  Mas são propósitos, determinados desde antes da fundação do mundo. Que nada impede que você chegue ali, que você alcance aquilo. Que você ouça, que você aprenda que aquilo chegue a tua mão. Jesus chega a dizer: “Todo que o Pai me deu vira a mim. E o que vier a mim de modo nenhum o lançarei fora”.[16] Nenhum filho de Deus se perde, nenhum filho de Deus poderá se perder. E nenhum que não seja filho de Deus poderá se salvar.

40-  Por isso a pregação do Evangelho é como se fosse para todos, mas sabemos que não é para todos! É para aqueles que foram predestinados por Deus desde antes da fundação de mundo.[17] E é para estes, direcionado a estes, que a palavra de Deus é dada, para chamá-los de volta a casa do Pai.

41-  Bem. Não diz que este homem fez outra coisa, a não ser esconder o tesouro. Este homem ele não saiu contamdo para as pessoas, ele não gritou para todo mundo, ele não chegou a dizer para seus parentes, seus familiares. Perceba que no inicio ele não diz nada para ninguém sobre isto. Mas o que ele faz? Ele pega aquele tesouro, coloca onde ele o encontrou, o esconde, camufla aquilo ali, até que ele tenha a oportunidade para comprá-lo.

42-  Então ele diz: “Eu não quero que ninguém veja, eu não quero que ninguém toque nisto, eu não quero que ninguém tire ele do lugar. Mas eu farei algo aqui, farei algo para que ninguém o encontre. Porque fui eu que o encontrei. Porém não é meu. (veja?). Não estou pronto ainda”. (Por que será que eu passei dois anos sem pregar sobre a Doutrina para as pessoas? Eu encontrei, tropecei nisto, mas eu não podia sair dizendo: Eu achei! Olha isso aqui! Vê isto aqui! Se eu tivesse feito isso, eu creio que eu não estaria aqui com vocês nesta hora. Teria tido tanto atrapalho, teria vindo tanta interpretação, seria tantos grandes homens tentando barrar o caminho, tentando atrapalhar isso e aquilo. Então o que eu fiz? Eu camuflei, deixei bem guardado. Mas durante... mais de dois anos meu coração ficou naquilo. Por que? O meu tesouro eu sabia onde estava. E era ali que estava o meu coração. Porem eu deixei bem escondido. Até que eu pude ter autonomia de dizer: “Agora eu posso levar isso para casa. Agora eu posso tomar posse disto”. E uma vez que eu tomo posse deste tesouro, eu posso dividir com quem eu quiser, porque é meu. Vê? Isto esta comigo, isto é meu).

43-  Isto é o que esta em Deuteronômio 29 versículo 29: As coisas ocultas são do senhor nosso Deus. Mas as reveladas são para nós, e para nossos filhos. Uma vez que Deus te revela, porque você já tomou posse daquilo. É teu, e agora você já pode levar aquilo adiante. Mas antes disso não! Antes disso você fala, você pode fazer o que for. Você põe remendo novo em pano velho, põe vinho novo em odre velho.[18] Mas, no entanto não tomou posse daquilo. Porque aquilo não desceu no seu coração.

44-  O que acontece é que muita gente quando encontra a coisa mais preciosa que poderia encontrar, fica como doido varrido gritando para lá e para cá! É meu... é meu, achei, achei! Atraindo a atenção das pessoas! É como um tonto que acha que acertou na loteria, e os números estão ao contrario não é? E ele estava tão doido para ganhar que ele achou que estava tudo certo. E diz: “To rico, to rico”. Quando vai ver no outro dia cadê? Que rico coisa nenhuma. Não senhor! Você fica quieto. Aquilo te dá descanso. Aquilo te dá segurança.

45-  É como uma moça que... Estava doida para casar, e não encontrava ninguém. Daqui a pouco apareceu um rapaz muito bem “afeiçoado”, uma pessoa muito querida, e... E... Trocaram os primeiros olhares, ela saiu doida gritando contando para todas as amigas: “Encontrei o meu príncipe encantado, encontrei o amor da minha vida, encontrei, encontrei, a pessoa mais linda do mundo”. E despertou o interesse de toda a região. E quem foi que disse que ela conseguiu mais se aproximar deste moço. Estava “assim ó”[19] ao redor dele. Nunca mais conseguiu chegar perto. Aquieta o coração, descansa, o que é teu vai ser teu. Ninguém toma! Agora o que não é teu não adianta você querer para você. Você só vai passar os pés pelas mãos. É isso que às vezes muitos de nós fazemos.

46-  Então aquele homem, ele não diz nada para ninguém. Não disse nada para quem quer que seja. Mas ele faz algo com aquele tesouro, ele o esconde. Camufla, guarda, ate que ele possa comprar aquilo ou tomar posse daquilo.

47-  Então nós estamos vendo ao reino de Deus, sendo comparado a um tesouro sendo oculto. Este homem achou um tesouro que estava escondido, e ele também o escondeu. São duas coisas aqui, são dois ocultamentos. E é por isso que Deus esconde-se  para poder revelar-se na simplicidade. E todos aqueles que encontraram a Deus, Deus estava escondido. Vê? Deus estava escondido para poder ser revelado.

48-  Quando a pessoa encontra é uma coisa tão simples que ele diz: O que é isso? Isto é diferente! Vê? E ele precisa de um tempo para entender o que aquilo significa. E quando encontra aquilo é diferente de tudo aquilo que ele já ouviu. Tudo que ele já presenciou. E a primeira coisa: Ele tem que guardar aquilo em seu coração ou ele não tomara posse daquilo.

49-  Quando você vê muito grito, muito barulho é porque aquilo não desceu ainda. Aquilo ainda não está ali.  Encontramos muito grito, muito barulho, muitos enfeites, muitas flores, muitas folhas e nada de fruto. Uma lata vazia ela faz muito barulho. Mas uma vez que ela esta cheia ela não faz muito barulho. Vê?

50-  É como a carroça que vinha... Carro de boi puxando a carroça fazendo aquele barulho no mancal, não é? Fazendo aquele barulho e ai, ai, ai, ai. E o netinho disse: Vovô lá vem à carroça de boi. E ele disse aquilo ali... “É filho, mas ela esta vazia”. – Como é que você sabe se você ainda nem viu a carroça? – “Pelo barulho que ela vem fazendo”. Porque quando ela vem cheia ela não faz aquele barulho.  (Não é? Ela não faz aquele barulho).

51-  Então quando Deus... Isso... É... É um processo que Deus faz com nosco, quando aquilo ascende em teu coração você descansa, você toma um tempo primeiro. Todos... E... Os irmãos que estão comigo, aqueles que viajaram comigo, os que sabem de alguns acontecimentos. Eles podem... Eles sabem do que eu estou falando. Que muitos daqueles que quando encontraram isso e começaram a gritar para lá e para cá: Eu tenho, eu tenho, eu recebi! Com o tempo aquilo foi provado que foi só barulho. Fogo de palha. No primeiro vento aquilo: sussss leva, fica só cinza para traz. Não tem substancia, não tem consistência.

52-  Ok, mas vamos continuar aqui. O reino de Deus esta sendo comparado pelo próprio Jesus Cristo, a um tesouro oculto, escondido. Isso é tudo que é sobre esta parábola. Foi uma parábola, uma das menores que Jesus contou, comparando o reino de Deus a isto.

53-  Agora, alem disso Ele mostra a atitude de um homem que encontrou este tesouro. E a atitude deste homem foi ficar quieto até que pudesse adquirir aquilo para ele.

54-  Bem, antes de irmos mais adiante neste tema, nós temos que fazer para nós uma pergunta, temos que nos perguntar algo: O que seria tão valioso para mim? O que seria tão valioso para você? Para que você pudesse vender tudo que tem para você poder obter aquilo? Pense no que você tem. Talvez você não tenha muita coisa, como eu também não tenho. Mas o que seria tão importante para você, aponto de você estar disposto, disposta a se desfazer de tudo que tem para adquirir aquilo? O que será? O que seria? Pense em algo que você nunca possuiu, pense em algo que você sonha em possuir. E você poderia dizer: Se eu tivesse a oportunidade de obter isso eu me desfaria de tudo que eu tenho ate hoje para adquirir esta coisa.

55-  Que seria isto? Ate que ponto você estaria disposto a se desfazer do que tem para adquirir algo que você achou e que seria uma coisa muito importante? Bem, eu sei que nem todos nós temos uma casa. Nem todos nós temos conseguido uma casa. Talvez você diga assim: “Eu consegui um carro mas não consegui uma casa. Eu venderia o carro para ter uma casa”. Porque aquilo seria algo mais importante para você.

56-  Talvez se você estivesse em outra situação, estivesse agora como estão muitas pessoas. Enquanto você esta aqui sentado, talvez não tão confortável, o sofá de casa seria melhor, minha cama estaria melhor, na varanda da minha casa estaria melhor. Ok. Tem alguém neste instante, e muitos alguens que estão em situações tão terríveis, estão clamando só lá no pensamento, (porque não conseguem falar) para que a enfermeira vá lá e mude apenas a cabeça de uma posição para a outra, apenas que coce suas costas, ou que mude aquele tubo que tanto perturba que desce guela a dentro. Para poder descer ali o alimento ou a sopa, aquele negocio lá.

57-  Têm muitos nesta situação! Imagine estas pessoas nesta situação, o que eles fariam para estar em uma situação diferente daquela. Não adiantou casa, não adiantou carro, não adiantou família, não adiantou dinheiro. Nada que eles puderam adquirir nesta terra os livrou desta situação. E se a pergunta fosse dirigida para eles agora: “O que você daria para sir desta situação você estaria disposto?” (Claro nestas horas fazemos todas as promessas, não é? Todas as promessas que podemos fazer. E é por isso que nessa situação eles acham que Deus não pode mais livrá-los, e eles fazem promessas com tudo que a de secretario, com tudo que a de santo, por que acham que Deus não pode mais livra-los).

58-  Irmãos isto não é fácil, não é brincadeira estas coisas, e eu preciso e é necessário que nós pensemos nisto, porque possa ser que teremos que pensar nisto em outra ocasião bem mais difícil do que esta que nós estamos. Uma situação bem complicada.

59-  Então é bom fazermos estas perguntas. O que estaríamos dispostos a perder nesta hora para adquirir o maior tesouro que poderíamos adquirir. Ora, quando temos uma compreensão do tesouro em si, então nós podemos entender por que o homem estava desejoso em trocar tudo o que ele tinha por este tesouro.
60-  Agora, Jesus nos disse que onde estiver o nosso tesouro ali estará o teu coração. Correto? Vamos ler isto nas escrituras. Você que trouxe sua Bíblia e que pode lê-la comigo agora, veja São Mateus capitulo 6, versículo 19. Vamos ler as escrituras. Observe como esta na Palavra de Deus. São Mateus capitulo 6 versículo 19: Não ajunteis tesouros na terra, ( E agora?) onde a traça e a ferrugem tudo consomem, onde os ladrões minam e roubam. Mais ajuntais tesouros no céu. Onde nem a traça e a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam e nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro ai estarão também o vosso coração.

61-  Então outra vez aqui Jesus fala de tesouro. E é por isso que as pessoas colocam Deus em segundo lugar, porque Deus não é mais precioso do que os bens que possuem, do que a vida que levam, ou das chances que tem ou das brincadeiras que fazem! Por isso não colocam Deus em primeiro lugar porque o seu coração não esta em Deus! E foi dito onde estiver o teu tesouro ali estará também o teu coração.

62-  Agora observe o versículo 22 de Mateus capitulo 6: A candeia do corpo são os olhos. (Em outra tradução você pode estar lendo assim: a lâmpada, a lâmpada, do corpo não é?) A candeia do corpo são os olhos, de sorte que se os teus olhos forem bons, (O que seriam os olhos bons? Será que é o olho que não precisa de óculos? Ou o que não tem nada de catarata, ou é que enxerga muito bem, quem não é miupe? O que seria ter um olho bom? Jesus esta falando de enxergar, esta falando de luz.)

63-  Veja! A candeia do corpo são os olhos. De sorte que se os teus olhos forem bons... isso significa sabe o que? Se por tanto o foco é único. Único! Porque depende para a onde você esta olhando. Depende de como você focaliza. E aqui você tem uma lente, uma lente onde você consegue captar uma luz, a luz do sol. E ela entra por aquela lente, e aquilo vem um grande feixe de luz. Porem ela se concentra na lente, e ela sai do outro lado eu não sei de que forma deminuta não é? Menorzinha, e aquilo é um ponto tão fixo que se você focalizar da forma correta, saber usar da forma correta, você poderá ascender fogo. É isso mesmo? Eu sei que tem pessoas aqui que estudaram mais do que eu, e como é o nome disso? É física... Nem sei nome de quem estuda estas coisas.
64-  Pode ascender fogo com isso.[20] Por quê? Conseguiu captar a luz e focalizar ela. Focar de uma forma a ponto que ela vai em um único ponto, em um único objetivo. E quando se trata das coisas de Deus, quando se trata do reino de Deus, esta se tratando disso focalizar em um único ponto; e esquecer tudo. Captar tudo aquilo e focalizar. Filtrar tudo aquilo em um único objetivo. Por isso Ele disse: Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Porque você focaliza o ponto principal, e ai você compreende o que é o reino de Deus. Onde tem um Rei com seus súditos.

65-  E ai quando você compreende isto, você percebe que não há maior tesouro do que isto, não há tesouro maior do que ter este conhecimento, não há nada mais importante do que pertencer a grande família de Deus, de ser súdito do reino de Deus. Percebem?

66-  Por isso que damos valor à família. Por que lá dentro de nós, existe este grau de filiação com Deus nosso Pai, e o nosso desejo maior é de nos juntarmos com a grande família de Deus quando Ele reinar sobre todos, e nós ali como Seus filhos para todo sempre.[21] Vê? Por isso é que família é para isso, família quando se junta era para ter alegria, era para ter convivência. No entanto o que há? Há disparidade. “Família só é bom quando esta longe” . Só se encontra de tempos em tempos. Isso é o contrario do que realmente é a família. A família de Deus fará tudo para estar junta para todo o sempre, e nunca mais separar. Porem ali haverá justiça, porque Deus mesmo é o nosso Pai. Vê?

67-  Ok! Por que onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos, de sorte que se os teus olhos forem bons. Vê? Se eles focarem no ponto principal. Se ele tiver um foco único. Então todo o teu corpo terá luz. Isso é o que diz Jesus. Todo o teu corpo terá luz. O que é luz? Luz esta tratando da Revelação. Se os teus olhos puderem focar no ponto principal que Jesus esta falando, sem você variar, nem para um lado, nem para outro. Com interpretação daqui e dali, mas focar na palavra de Jesus, na síntese do que Jesus disse. Então teu corpo será aceso pela luz. Se incendiará por esta revelação, todo teu corpo terá luz.

68-  Versículo 23 diz: Se porem os teus olhos forem maus. (O que é o olho mal?). Recorde uma coisa irmãos. O apostolo João nos diz em sua primeira carta, capitulo 3 de João, ele fala ali o que é estar mau, o que é uma coisa estar mau. Ele nos mostra que é a doutrina, quando esta fora do tempo. E se o foco esta sobre a doutrina que esta fora do tempo, então todo o resto esta mau. Nós temos que entender escritura com escritura, para entender o que a própria Bíblia esta dizendo.

69-  Então vamos encontrar... Deixe-me lembrar para vocês as palavras de João, ele fala assim: “Não como Caim que matou Abel. E porque causa o matou? Porque suas obras eram má, e as de seu irmão justas”.[22]  Então Caim cometeu homicídio por quê? Porque suas obras eram, más. O que era uma obra má, errada? A obra dele não foi matar seu irmão. A obra má de Caim foi quando ele fez um altar para cultuar a Deus, e aquela forma dele cultuar a Deus estava errada, porque era uma adoração fora do tempo. No tempo que ele estava vivendo junto com seu irmão, Deus exigia um sacrifício. Deus exigia uma adoração. E como o primeiro pecado principal houve sangue derramado, houve veias rompidas, o pecado principal que aconteceu ali, quando Eva coabitou com a serpente gerando então caim em seu ventre.

70-  Houve sangue derramado no pecado principal. Então teria que haver sangue para reaver aquilo. E Abel obteve aquela revelação. Por isso ele ofereceu um cordeiro sangrento, porque Deus exigia sangue porque sangue havia sido derramado.

71-  No entanto caim, ele não entendeu isso. Porque seus olhos não eram bons. Ele não pode focalizar no ponto principal naquilo que Deus exigia, e por isso ele não recebeu luz, não recebeu revelação. No entanto ele desejou adorar, como o mundo inteiro esta adorando. Como em cada esquina nós temos uma igreja prestando adoração a Deus. Como em cada lugar tem grupos adorando a Deus. Porque eles desejam... O ser humano é um ser religioso por natureza. Ele sabe que tem um ser superior, e eles querem render homenagem a este Deus. Porem o fazem de qualquer jeito, achando que qualquer coisa que eles ofereçam Deus recebe.
72-  Caim pensou a mesma coisa. E a adoração que ele fez, oferecendo melão, melancia, banana, ou seja, o que for os frutos da terra. Ele plantou a lavoura, colheu frutos e levou para oferecer. E Deus disse: “Você esta olhando para o lado errado, você esta focalizando de uma forma errada. Eu vou exigir isso ai daqui a muitos anos depois”. Vê? Não sei quantos mil anos depois foi que Deus exigiu aquela formula. Quando ele falou para o povo de Israel para colher o fruto da terra e trazer em oferenda, para Ele os primeiros frutos.[23] Isto era muito tempo depois.

73-  Então Caim estava focalizando da forma errada. E isso foi sua obra má. A sua obra má foi esta. Então por Deus não aceitar a sua obra errada, porque ele estava focalizando de uma forma incorreta, então ele odiou a seu irmão porque Deus não aceitou, e o matou. A obra má de Caim não foi matar seu irmão. A obra má de Caim foi quando ele adorou de uma forma errada. Vê?

74-  Agora, se você entende isso, você agora vai entender quando Jesus fala a parábola sobre o reina de Deus.

75-  Observe, se os teus olhos forem maus. Vê? Se os teus olhos forem maus... Agora você sabe o que é ter um olho mal. Não focalizar da forma correta, fazer as coisas fora do tempo fora de época, oferecer para Deus uma adoração que ele não exigiu. Como é que você vai adorar a Deus com uma adoração errada, pedindo de uma forma errada? A bíblia diz: “Pedi e não recebeis, porque pedis mal.[24]

76-  Se você adora a Deus de uma forma incorreta, aquela adoração não vai para Deus. Você estará adorando o diabo, pensando que esta adorando a Deus! Deus não recebe uma adoração errada. Mesmo que esteja cheia de boas intenções. Porque Ele já exige em sua palavra a forma que Ele quer ser adorado. E a adoração é em Espírito e em Verdade. Se você quer que Deus aceite a sua adoração, então receba do próprio Deus orientação para aquilo. Primeiro procure saber o que é a Verdade de Deus.

77-  Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Procure saber o que é a verdade. Então você poderá adorar de forma correta. E a forma correta já esta na Palavra. Vê? É assim que Deus exige.

78-  Agora veja. Se os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto a luz que em ti há, são trevas... (Se você pensa que esta tudo bem. To na luz, to na revelação, to na palavra. Gloria há Deus! Já recebi já o tenho.) Mas se aquilo esta da forma errada, se aquilo esta extrapolando, se isso esta forra dos limites?

79-  Se, portanto a luz que em ti há, são trevas, quão grande serão estas trevas. Portanto meus irmãos, pergunto a vocês esta noite: Qual é a coisa mais valiosa que você conhece hoje? Qual é a coisa mais importante que você conhece hoje? É o seu lar? É o seu carro? É o seu trabalho? Você não vive sem o seu trabalho, não é? O que é mais importante para você? É a sua família? Para muitas pessoas é o namorado, é a namorada. Nada mais importa. Eu amo e acabou. Conselho não resolve pai não resolve igreja não resolve, nada resolve. Acabou. É minha mulher, é meu marido. O que é mais importante para você? É sua saúde?

80-  Observe isto. Jesus nos disse: Onde esta o teu tesouro ali estará também o teu coração. Se você valoriza o seu carro, é bem possível que ali estará o seu coração e é ali que você vai perder o seu tempo. Você não terá dez minutos para ler sua Bíblia. Mas você dispensara 40 minutos para fazer toda limpeza. Passar “pretinho” no pneu, passar escovinha daqui e dali. Revirar os bancos atrás de qualquer coisinha, de qualquer cisco. Você perdera seu tempo ali. Mas ler a Bíblia passou de moda! Se o pescador... Se o tesouro dele é aquilo ali. Ele vai passar mais tempo arrumando as iscas, arrumando a chumbada. Se é caçador, é polindo a espingarda, é polindo o ouvido da espingarda. (E existe destas espingardas hoje irmão? Porque no meu tempo aquelas espingardas “socadeiras”[25], que tinham não é? Tinha que lavar de vez em quando, se não ela errava o tiro. Não é? Lavava e aquela coisa toda.)

81-  Bem são coisas que gostamos, são coisas que fazem parte das nossas vidas. Porem nós estamos falando do que é mais importante. Não é? São coisas que temos que dar importância de vida. Como o irmão Branham, ele tinha o seu carro naquela época, o T - Ford que ele chamava, não lembro agora o nome. E soube que ele era muito... Extremamente cuidadoso com o seu carro, com o carrinho que ele possuía. E creio por causa de sua infância, sua pobreza, sua dificuldade desde garoto. Não é? Quando Deus lhe permitiu ter aquilo, ele tinha cuidado com aquilo, ele cuidou da quilo com muito carinho, ele era muito cuidadoso. Limpava daqui, cuidava dali. Ok. Fazia parte de sua vida.

82-  Mas não estamos tratando disso. Não é para sermos relaxados com as coisas que possuímos. Como eu sou relaxado com questão de carro. Eu não sou de ficar limpando, passando paninho aquela coisa. Não consigo. Ta lá pronto. Já deixo lá. Deveria ter mais cuidado por que é uma ferramenta de trabalho. Mas não sou de estar olhando isso, passando pano. Fica é vinte... Dois três meses sem levar para lavar.[26] Não é? Ok. Mas vamos voltar ao tema.

83-  Se você valoriza então o seu trabalho é ali que estará então o teu coração. É onde você perdera o seu tempo é você se sentirá bem. Você está mais pronto para ir para o trabalho do que voltar para casa para a sua família. Você perderá mais tempo ali. Por que ali esta a sua vida, o que você mais gosta o que você mais ama.

84-  Se a coisa mais importante para você é a sua família, então é ali que estará o teu coração. E é ali onde você perdera seu tempo. Com a sua família. E como você sabe? Como você sabe? Somente valorizar a sua família que esta com você. Se você diz: Olha, a família é a coisa mais importante que temos. E eu preciso estar com ela, fazer tudo o que eles querem tudo que eles exigem. Tudo! Tudo.

85-  E você valoriza tantos que você não largá-los, não quer soltá-los de forma nenhuma. E você quer possuí-los por toda a eternidade. E você tem que saber que não é assim. Você tem que saber que não é assim.

86-  Por que eu vos estou falando isso? Porque amanha ou depois você vai ter que se desprender do seu filho. Você vai ter que largar mão de sua filha. Vai ter que largar mão de sua esposa, seu esposo. Alguns largarão em vida, outros em morte. De qualquer forma você terá que deixar ir. Porque você não poderá fazer nada para que ela ou ele fique. Ou a morte em vida... Como dizia João Cabral de Melo Neto, não é? João Cabral de Melo Neto.[27] Há triste vida Severina. Que dizia: É a morte em vida. Quando você esta vivendo e mesmo assim morto.

87-  E isto tem aplicações poéticas, simbólicas, folclórica e bíblica. Porque tem aqueles que tem nome de que vive porem esta morto. Terá o momento que você terá que se desprender e deixar ir. E você chorará e se agarrará com um corpo já sem vida e inerte! E as pessoas dirão: “Está na hora temos que ir”. E por mais que você queira estar junto, o coveiro não esta nem ai. Não é parente dele. Ele só quer se livrar do problema, e jogar dentro do carro e colocar dentro da cova. Alguém quer ver pela ultima vez? Quer abrir o caixão pela ultima vez? Mas você terá que deixar ir. O que é mais importante para você, depois disto? O que é mais importante para você?

88-  Você não vai ter eles toda a vida. Não vai ter estas pessoas toda a vida. E se você tem esperança de um céu, de uma vida eterna, você tem que entender que você não vai passar a eternidade com todos eles. Alguém ficara para traz. Alguém ficara para traz.

89-  Queremos sempre pensar, e acreditar que vamos passar a eternidade com todos que amamos. A final de contas Deus disse para o profeta: Todos que tu amaste será te dado. Vê? Todos que você amou te será dado. Bem, Deus fez esta promessa para William Branham. Mas Ele fez para mim? Fez para você?

90-  Quantas pessoas você ama na vida? Quantas pessoas você amou na sua trajetória? Ai você acha que no novo céu e nova terra você vai ter o privilegio de ter todos eles? Eu creio que não. E Deus é tão bom é tão justo que eu creio, acredito que Ele tirara de nós determinados sentimentos para que não fiquemos sentindo falta de quem ficou para traz. Porque na realidade quando você chegar do outro lado você não sentira falta de nada porque tudo que você precisa estará ali. Mesmo que nenhum dos que viveram com você nesta vida estejam do outro lado. Mas você não sentira falta de nada, este sentimentalismo ficara para traz. Ali teremos o sentimento Dele. E Paulo chegou a dizer: Que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.[28] E qual foi o sentimento que houve em Cristo Jesus? Ele disse: Pai, todos que me deste nenhum se perdeu. A não ser o filho da perdição.[29]

91-  Então Jesus sabia disso. E Ele deixou isto bem claro. Todos aqueles que são de Deus estarão lá. E estes, Deus colocou sobre Suas mãos, aos Seus cuidados. Ele como intercessor, como a compra Para trazê-los de volta. E Jesus estava dizendo: Todos estão ai. Nenhum se perdeu. Mas o filho da perdição não teve jeito. Sabe por quê? Porque ele já foi predestinado para isso. Vê?

92-  Então esses que foram predestinados para isso você não sofrera por eles. Sofrera enquanto estiver nesta vida. Sofrera enquanto estiver aqui. Uma vez que você esta sujeito aos cinco sentidos. Vê? Porem do outro lado você não terá estes sentidos. E é bom que você vá se preparando, vá se ajustando, vá se preparando como faz um soldado quando vai para a guerra. Quando presta juramento a bandeira. E ele tem que jurar que se possível levara seus pais presos. (Bem eu nunca fiz este juramento. Mas é assim mesmo? Quem já fez este juramento aqui? É assim? Se for necessário levar seu pai preso se ele estiver contra a pátria. Sim você tem que jurar que leva.) E você vai ter... Não estamos em uma situação diferente. Estamos em uma batalha. E como soldados somos chamados a vestir toda armadura da fé. E temos que estar dispostos a isso. E foi dito: Se você não estiver disposto a largar tudo você não é digno de Mim. Vê? Ou você larga tudo que tem, ou você não adquira o tesouro mais importante. Porque para começar tudo que aquele homem possuía, ele vendeu para poder comprar aquele lugar onde tinha aquele tesouro. Vê? Isto é uma coisa tremenda. Eu gostaria de ir mais a diante, mas o meu tempo esta se acabando. Eu sei. Mas deixe-me só falar algo aqui para concluir.

93-  Observe uma coisa. Eu estava falando sobre família, trabalho. Não é? Você não vai passar a eternidade com sua família. Tem coisa mais importante para você do que papai e mamãe, do que o filho e a filhinha que você ama, de que a pessoa que você mais gosta. No entanto isto não pode ser a coisa mais importante da sua vida, porque você não os possuirá pela eternidade.

94-  No livro de São Mateus no capitulo 12 e versículo 34. Eu quero ler outra escritura aqui. Jesus disse em Mateus 12:34: Raça de víboras como podeis vós dizer boas coisas sendo maus. Pois do que há em abundancia no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do bom tesouro. Então aqui este  homem já tinha adquirido o tesouro. O tesouro não estava no campo mais. O tesouro não estava escondido. O tesouro não estava oculto. Este homem aqui já tinha adquirido o campo completo com tesouro e tudo. Isto já estava nele. Esta falando do seu coração. E este coração é o que?

95-  A Bíblia quando fala do coração esta falando do entendimento. Então tudo isto vem do entendimento que Deus dá a você a respeito de todas as coisas. A final o que somos? Se tira tuas lembranças o que você é? Se você passar por um colapso nervoso, ou um trauma, ou seja o que for. E apaga a parte do teu cérebro, do teu passado, você não lembra de nada.Você nem sabe quem você é. As pessoas dirão: Não era fulano? Ai perguntam a você e você não sabe responder. Você não lembra de nada. Se foram suas lembranças. Você não tem entendimento sobre aquelas coisas. O que você seria sem tuas lembranças? O que você seria sem a sua imaginação? Sem o seu raciocínio? Sem a parte do cérebro que te faz provar que você é um ser existente?

96-  Como disse aquele grande sábio: “Penso por isso existo”,[30] ou sinto... O outro disse: Não eu existo por que eu sinto. E assim vai. E entra vãs filosofias, ou seja, o que for. Mas diga-me, sem isto o que você seria? Então Jesus fala do coração mostrando o entendimento. Isso significa que você entendeu alguma coisa. E este entendimento que você tem é algo bom. Porque vem daquele que é bom que é Deus. Então quando você expressa o que você tem dentro desse entendimento, mostra se você é bom ou não. Se você adquiriu este bom tesouro ou não.

97-  (O homem bom tira boas coisas do bom tesouro, “do seu coração”. E o homem mau do mal tesouro tira coisas más. Mas Eu vos digo que toda palavra ociosa que os homens disserem ão de dar conta no dia do juízo.) Ora se nós cremos que as palavras de Jesus é a  verdade. Por que falamos tantas coisas que não deveríamos falar? Se Ele disse: Tudo que você falar, toda coisa ociosa que você disser vai ter que dar conta no dia do juízo. Imagine quando todas as coisas que você disse desde pequeno, desde que aprendeu a falar as primeiras bobagens, as primeiras piadas ate à hora da morte. Imagine tudo aquilo você ter que prestar conta no dia do juízo.

98-  Se você observar bem, Algumas coisas que você já falou hoje, que você falou ontem, Você não gostaria que ninguém ouvi-se. Não é? E se fosse passado em uma tela às coisas que falamos desde que viemos a este mundo agora. Diante deste pequeno grupo de pessoas aqui. Você gostaria? Quem queria isto? Quem queria? Que as coisas que temos falado, coisas ruins, coisas inprestaveis que deixamos escapar, porque... Saiu porque estava no nosso tesouro!

99-  Onde adquirimos este tesouro. Porque Jesus falou: “Do seu tesouro tira”. É algo aonde esta guardado, é onde esta armazenado ali. Então tirou pensamentos. E isso foi feito... É... Se expressou através de palavras. E se isto fosse mostrado diante de uma platéia? Você ia ficar muito chateado, muito envergonhado. Pois bem. Imagina tudo isto sendo colocado diante de todos. Diante de Deus, dos anjos, diante de todo mundo no dia do julgamento. Pois Jesus disse que assim será. Vê?

100-         (Vos digo que toda palavra ociosa que os homens disserem ão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado).

101-         Se você for para Mateus 19 e versículo 21, Jesus disse: Se queres ser perfeito... (Veja bem. Porque eu estou falando de tesouro de campo, daquilo que é importante. Quando você larga tudo para comprar outra coisa mais importante. Observe isto.) Se queres ser perfeito vai vendes tudo que tens e da aos pobres. E terás um tesouro nos céus, e vem e segue-me.

102-         Agora você sabe Jesus estava falando para o jovem rico, que queria... Perguntou como entrar no reino dos céus. Certo? E Jesus estava mostrado para ele a mesma coisa que Ele disse em sua parábola. Porque se aquele homem sabia... Se ele chamou Jesus de “bom mestre”, e perguntou o que fazer para herdar o reino de Deus, então ele deveria primeiro saber, que o reino de Deus era a coisa mais importante para ele. Porem Jesus sabia que a vida daquele homem, o seu coração ele estava somente aplicado nas coisas matériais. E por isso eu disse antes de ler esta escritura, fazendo esta pergunta: O que é mais importante para você? É tua saúde, são teus filhos, é teu trabalho, é tua casa, são tuas posses, é tua família? Porque a coisa mais importante para este homem era os seus bens. E se não fosse, ele teria feito o que Jesus disse, para herdar o maior tesouro que um homem poderia ter.

103-         Ok! (O jovem ouvindo esta palavra retirou-se triste porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade eu vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Os seus discípulos ouvindo isto se admiraram muito dizendo: Quem poderá então salvar-se? E Jesus olhando para eles disse: Aos homens é isto impossível, mas a Deus tudo é possível. Então Pedro tomando a palavra disse-lhe: (Sempre Pedro. Não é? ) Eis que nós deixamos tudo) .

104-         Não é? “Senhor nós deixamos tudo”. Porque realmente eles deixaram. Ora a família é importante? Eles deixaram tudo de lado. Responsabilidade com filho, com família com mulher. Os discípulos quando eles encontraram com Jesus e foram chamados para fazer aquele trabalho, eles largaram tudo de lado. Eu não sei como eles eram tidos na sociedade. “Loucos, irresponsáveis”, não é. E hoje, este grupo infeliz que tem se levantado neste tempo. Eles chegam a dizer que aquilo era um grupo de desocupados, e outros dizem que eram homossexuais aponto de viverem aquele grupos de homens sozinhos pelo mundo a fora. Eles inventam tudo.

105-         Eu não sei na época como que eles eram chamados. Mas se você olhar bem os custumes daquela época, estes homens foram tidos como desocupados, irresponsáveis com suas famílias. Porque por três anos e meio eles largaram tudo, ficaram subindo e descendo morro, dormindo dentro dos matos, sendo perseguidos, fugindo. Vê? Comendo o que catavam no terreno dos outros, como quando entraram no campo do milharal, do milho aquela coisa toda. Dormindo pelos hortos. Por debaixo das arvores. Era assim. Por que isso? Porque eles encontraram uma coisa que os outros não podiam ver que aquilo era um tesouro.

106-         Então quando Jesus disse sobre aquele homem, jovem rico que estava apegado com as coisas materiais. Então Pedro lembrou a Jesus a situação deles. ´´Senhor! Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. O que receberemos? E Jesus disse-lhe: Em verdade vos digo que vós que me seguiste, quando na regeneração o filho do homem se ascentar no trono da sua gloria também vos ascentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome receberas cem vezes tanto e herdara a vida eterna. Porem muitos primeiros serão os derradeiros, e os muitos derradeiros serão os primeiros ´´ .

107-         O que é mais importante para nós? Jesus aqui mostrou que acima de tudo aquilo que você pode possuir a vida eterna é muito maior, a vida eterna é muito melhor.

108-         Agora Jesus tocou exatamente nos pontos mais principais das nossas vidas, da nossa vida diária. Porque são coisas da nossa convivência que faz parte das nossas vidas. E como podemos deixar isso de lado? No entanto bem sabemos que desde que estas coisas estejam atrapalhando a tua caminhada, então você estará colocando algo diante... É como se você estivesse trocando o tesouro por qualquer coisa que você acha que tem importância para você.

109-         Você poderá conviver com tudo que você tem aqui nesta terra, você pode ser um homem rico, você pode ser um homem de família, você pode ter propriedades, pode ter bens, você pode ter tudo que uma pessoa normal pode ter aqui na terra. E ainda assim, acima de tudo ser um filho de Deus preordenado e tendo posse da vida eterna. Porque você nunca deixou que estas coisas atrapalhassem o teu caminho, ou que estivessem acima do bem maior que é o teu conhecimento, a tua fé naquilo que Deus tem te dado. A salvação, que é de graça. E que nada que você possa fazer chega a comprá-la, ou nada que você faça te deixa digno de recebê-la. Você sabe que tudo que ele te deu é de graça. Vê?

110-         O profeta de Deus no sermão Perguntas e Respostas do dia 15/10/1961. A tradução aqui no Brasil foi perguntas e respostas numero 14. Parágrafo 211 ele disse: (Falando sobre a sua mãe. Por isso eu estava falando sobre família). ´´ O que a mamãe faria agora? Talvez ela tivesse boas intenções por toda a sua vida, que algum dia ela poderia ser uma cristã. Mas como poderia estar ela agora quando ela esta inconsciente deitada ali? (Creio que por este tempo naquele ano, a sua mãe já estava no hospital próxima de partir. E ele estava aproveitando e falando isso para a igreja. Vê?).

111-         Algum dia ela seria uma cristã. Ela poderia pensar. Mas como poderia estar ela agora quando esta inconsciente deitada ali? Como poderia ela se tornar uma cristã agora? O que os seus filhos fariam? Outro dia quando a colocamos... A tiramos dali para lhe dar glicose. Esta é a única coisa que ela tem em seu corpo, a glicose. E ela não pode engolir, ela esta paralítica. E ela disse: Isto eu quero que você saiba Billy. Ela falou sobre mim e Dolores. (Era a irmã do irmão Branham). De pé, e sobre seus filhos e coisas, e os dois irmão meus que bebem. E eu disse: Bem eles quebram seu coração...

112-         (Quer dizer; eles ofendiam ela bebendo, e aquela coisa toda. Como qualquer pai que não faz isso, e seu filhos insistem. Isso machuca o coração um pouco um coração de um pai. Claro. Quando ele vê seu filho ir por um caminho errado) . E ela disse: Mas Billy, isso tudo esta sobre o controle, para uma mãe. Ela disse: Eu estou salva, eu estou pronta para partir. Eu disse: Mamãe, a senhora podia ter nos deixado uma casa que fosse de Jeffersonvil ate Utica. (Vamos dizer assim: Um palácio que fosse daqui ate o Rio de Janeiro. Não é? Um palácio. Você poderia ter nos deixado um palácio). A senhora poderia ter nos deixado dez milhões de dólares, para alvoroçarmos e brigarmos depois que a senhora parti se.

113-         (Porque os filhos às vezes só esperam os pais morrerem. Às vezes nem esperam. Vêem como aqueles urubus que estão morrendo de fome. Tempo de bonança. Eu sempre cantei esta musica para os meus meninos desde pequenos. “O urubu fica com raiva do boi”. Viu irmão Adão. Porque é tempo de bonança, pasto bom, chuva para tudo e quando é canto. Boi não morre, não tem seca. Urubu fica com raiva, fica só se lambendo em cima do toco e nada do boi morrer. Mas quando ele tem a oportunidade que vê o animal caído lá, ele corre primeiro nos olhos. É nos olhos que ele bica primeiro para ver se o bicho se mexe. Porque se ele picar nos olhos e o bicho ficar quietinho, morreu. Agora eu posso. Então tem filho que não espera o pai nem fechar os olhos. Antes de fechar os olhos já estão furando os olhos, rasgando pedaços para lá e para cá. Porque em todo tempo nunca tiveram amor, nunca cuidaram. Apenas diziam que cuidavam. Nunca foram agradecidos, e a única forma de mostrar sua ingratidão de filho, é rasgar a partilha antes que o pai morra. E isto eu não falo apenas em posse, eu falo em nome, em honra, em nome de família, em consideração, em tudo que vocês possam imaginar nesta hora).

114-         Mamãe a senhora poderia ter nos deixado dez mil dólares para alvoroçarmos e brigarmos entre nós, depois que a senhora parti-se. Isso é tudo que aconteceria a isto. Mas mamãe... (Agora observe isto é num leito de morte. Eu não sei que conversa você vai ter num leito de morte com a sua mãe. Eu não consegui falar muito com a minha, quando ela estava num leito de morte a não ser me aproximar do ouvido dela. Não sei se ela ouviu ou não, só sei que os médicos me tiraram de dentro porque a maquinazinha disparou muito. Eu recitei o Pai nosso no ouvido dela porque ela gostava muito. Ligada nos aparelhos alguns momentos antes dela morrer).

115-         Observe! Mas mamãe a senhora nos deixou o maior tesouro que qualquer pessoa poderia nos deixar. A segurança de que nos veremos uma vez naquela terra alem do rio. (No leito de morte da mãe. Ele estava dizendo: O maior tesouro que a senhora poderia nos deixar à senhora nos deixou. A certeza de nos encontramos do outro lado).

116-         O que esta mãe fez? Esta mãe dentro das suas poucas possibilidades criou seus filhos, ensinou a eles o caminho do Senhor. Um deles, o maior profeta. Excetuando a Jesus Cristo, que já pisou nesta terra, e viveu uma vida simples, e humilde. E quando estava para morrer disse para ele: Eu estou salva, eu estou certa. Meus filhos magoaram meu coração, aqueles que não andaram na fé. Porem a mãe tem isso sobre controle. Porque a mãe ama a todos eles igual. Por mais que o filho machuque, a filha é parte dela. Mas ela falou de si mesma dizendo: Eu estou salva, eu estou certa. Então ele disse estas nos deixando o maior tesouro. A certeza de te encontrar do outro lado. E sabe por que isso? Porque ela alguma vez, andando por este campo ela tropeçou neste tesouro. Aquilo que deve ser para todos nos a coisa mais importante, o foco principal das nossas vidas, quando temos experiência com Deus e temos contato com a vida eterna. E sabemos que tudo neste mundo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus, este permanece para sempre.

117-         E que triste, um pai partir, uma mãe partir, um filho partir, e você não ter a certeza de que voltara a vê-lo. De que é a única vez quando se despede daquele corpo e se coloca na sepultura. Mas quando você parte com a sua vida certa com Deus, e você se arrependeu de seus pecados e pela fé lavou a sua vida, sua alma no sangue de Jesus Cristo, no sangue que foi derramado no calvário e você parte com esta certeza de que ressuscitará naquele dia e sua família que fica para traz também tem esta certeza: Eu tornarei a vê-lo, eu voltarei à vê-la. Não neste corpo velho e cansado, mas em um corpo jovem. Em um corpo vivo. Não careca, ou com cabelos brancos, ou com dentes caídos. Mas um corpo transformado, perfeito, reluzente na Presença de Deus. Tem maior tesouro do que isso? Não tem! E este tesouro só existe... Esta parte deste tesouro é porque esta pessoa teve contato com a Vida Eterna e pode beneficiar os outros que conviveram com ela, com aquilo da qual tomou posse. Uma vez que você é rico você pode enriquecer a muitos.

118-         Porem esta riqueza que Deus nos da ninguém vê. Continuamos pobres e miseráveis, e como Paulo disse: Como pobre, mas possuindo tudo. Vê? Como nada tendo, mas possuindo tudo. Como pobres e enriquecendo a muitos. Morrendo, mas passando para os outros a vida eterna. Como velas que se apaga, mas enquanto se gasta se deixa brilhar, para que os outros caminhem na luz.[31]

119-         Vamos nos colocar de pé? Se o Senhor nos permitir continuaremos amanhã com este tema, Deus vos abençoe, Deus vos guarde.

120-         Irmão Válber, por favor, faça esta oração final. [O irmão Válber faz uma oração para o enceramento do culto. - ed]. Deus vos abençoe.

                                                          FIM.

Palestra em São Joaquim/Cardoso Moreira – RJ.
21 de Agosto de 2010

Digitação: D.Felipe
Revisão D.Rosendo

radiounife@hotmail.com





[1] Uma bolsa de estudo é uma prestação pecuniária, de valor variável, atribuída a um estudante, por uma entidade pública ou privada, para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com o desenvolvimento de um trabalho de investigação.
A bolsa de estudo visa contribuir para custear, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas (taxas universitárias).
A bolsa de estudo pode ser conferida com base em critérios de natureza econômica (o rendimento do agregado familiar do estudante) e ou acadêmica (o aproveitamento escolar do estudante). [Fonte: Wikipédia]
[2] Mateus 16:16
[3] Mateus 5:15 – Marcos 4:21 – Lucas 8:16 – Lucas 11:33
[4] Efésios 1:17
[5] 2º Coríntios 13:15 – 1º João 4:1
[6] Lucas 1:3
[7] João 12:50
[8] João 3:1-12
[9] João 15:16
[10] Filipenses 2:13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

[11] Salmos 42:1 Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!

[12] Apocalipse 22:1 - E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.

[13] Pirita: Também conhecida popularmente como Ouro dos tolos, em função da cor amarela, distingue-se facilmente do ouro verdadeiro pela dureza, e pelo fato de que o ouro é muito maleável, enquanto a pirita se quebra com facilidade, não possuindo maleabilidade.
[14] Simultaneidade de diversos acontecimentos. Quando 2 ou mais coisas acontecem de forma que parece que foi combinado.
[15] Propósito - substantivo masculino. Idéia, intenção (de fazer)
[16] João 6:37
[17] Atos 13:48 - e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.

[18] Mateus 9:17
[19] Expressão que mostra muitas pessoas ao redor
[20] Forme uma pilha de material combustível no centro do fosso. Segure a lente a cerca de 30 cm acima da pilha. Oriente a lente para que o sol se concentre em um pedaço pequeno. O material combustível deve começar a queimar rapidamente. Sopre o material para acelerar a ignição e alimente a chama com faíscas até que o fogo se estabilize.
[21] Efésios 2:19 – Efésio 3:15 -
[22] 1º João 3:12
[23] Êxodo 23:19 – Levítico 23:10
[24] Tiago 4:3
[25] Elas são recarregadas pelo cano
[26] Geralmente os irmãos escrevem no capó empoeirado: “Lava-me por favor!” – Ed.
[27] Poeta pernambucano nasceu em 09/01/1920 faleceu em 09/10/1999 – ficou muito conhecido por um de seus livros “Morte e Vida Severina” do qual foi feito um filme.
[28] Filipenses 2:5
[29] João 17:12
[30] René Descartes (1596 - 1650)
[31] Coríntios 6:10 - Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.


O Tesouro Escondido
Parte 1

21/08/2010
Cardoso Moreira – RJ

Nenhum comentário: